"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

domingo, 23 de junho de 2013

Diretas Já! (1984)

Eu estava lá, de camisa amarela!

Movimento Diretas Já!
Local: vale do Anhangabaú
São Paulo - SP
Público estimado por organizadores: 1 milhão
Cálculo do Datafolha: 400 mil

Foto: Matuiti Mayezo - 16.abril.1984 / Folhapress

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inacreditável!!!

Fato histórico: Assim começou o golpe de 2016 no Brasil, também em Maringá.
Aconteceu neste dia 18 de junho de 2013. 
Fonte: blog e fotografia de Andye Iore


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Biblioteca: O Café no Norte do Paraná

Revista  “Boletim da Superintendência dos  Serviços do Café” da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

O Café no Norte do Paraná:
Uma série de reportagens do jornal "O Estado de São Paulo" sobre o café no norte do Paraná (de 11 a 28 de março de 1952) é transcrita na íntegra (em 42 páginas) sobre o norte paranaense e sua importância no setor cafeeiro.

Alguns trechos onde cita Maringá, ainda vinculada a Mandaguari:
“(...)   Em alguns municípios, na “boca do sertão”,  como Campo Mourão, onde agora se  descobriram as mais férteis  terras de toda a região, a população deve ter duplicado em dois anos, de modo que os algarismos apresentados já foram superados.  Eis outro exemplo típico:  o município de Mandaguari, que possui  14.001 quilômetros quadrados de superfície, era constituído em 1943 de um pequeno povoado de meia dúzia de casas; em 1949, sua população municipal, da sede e do interior, foi estimada em 41.000 habitantes; um ano depois, em 1950, crescera duas vezes e meia, sendo recenceadas 102.586 almas, e muitos moradores acreditam que atualmente o municípios deve contar 140 a 150 mil habitantes. O município possui quatro grandes núcleos populosos, verdadeiras cidades , das melhores do Norte do Paraná e que deverão ser sedes municipais, desintegrando-se de Mandaguari dentro de poucos meses: Mandaguari,  Maringá, Marialva e Paranavaí. Muitos paulistas são de opinião que Paranavaí deve representar para o vizinho Estado o mesmo papel  que Presidente Prudente na Alta Sorocabana para o nosso, dada a excelência de suas terras e clima para o cultivo do algodão, ao passo que outros dizem ser Maringá a cidade melhor planejada de todo o Norte do Paraná, sendo apelidada a “Ribeirão Preto Paranaense” do futuro. (...)
(Reportagem de 11-03-1952)   



Revista  “Boletim da Superintendência dos  Serviços do Café” da Secretaria da Fazenda de São Paulo  - Brasil – Ano XXVII  - Março de 1952 – n° 301 

Acervo pessoal de J. C. Cecilio

Biblioteca: Sombras Vivas (1965)

Sombras Vivas, livro de poesias de Niquelson R. dos Santos (1965). 
A capa é de Nelson Poppi e o prefácio é de A. A. de Assis. Editado pela Gráfica Brasil de Maringá, PR

Outras obras (poesias) do autor:  Refúgio (1958), Missal dos Noivos (1959) e Céu e Terra (1963) e mais dois após este. Niquelson Rodrigues dos Santos também foi campeão brasileiro de paraquedismo, professor de história, escritor/poeta e empresário em Curitiba e Foz do Iguaçú. Aqui.

SAUDADE
      Sempre essa dor que dói quando lembramos
A doce amada que ficou distante:
Uma tormenta calma, que se agita

Dentro do peito com furor constante;

Asas de vento pela eternidade.
Doce amargor - feroz consolação:

Essa agonia quer dizer Saudade.  




Acervo pessoal de J. C. Cecilio

Biblioteca: II Festival Brasileiro de Trovadores - 1970

Catálogo/livro das trovas classificadas do II Festival Brasileiros de Trovadores realizado em abril de 1970.
Publicação da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Maringá. O secretário era Dr. Luiz Gabriel Sampaio, A administração municipla era de Adriano Valente.

A comissão julgadora era composta por Dr. Altino Borba, acadêmica Ana Maria Zanutto, jornalista Antônio Augusto de Assis, vereador Antônio Mario Manicardi, professor José Hiran Sallée, professor José Luiz Beltran, professora Maria Aparecida Lopes, professora Oricena Vargas e Dra. Yolanda Alfaro Casarin. 

Trovadores premiados: Eno Theodoro Wanke (Rio de Janeiro), Iraci do Nascimento e Silva (Rio de Janeiro), Carlos Guimarães (Rio de Janeiro), Carolina Ramos de Oliveira (Santos, SP), Maria Nascimento Santos (Rio de Janeiro), Orlando Woczikosky (Curitiba, PR), Ivoneth Pilastre de Gois (Maringá, PR), Alaid Schiavone (Maringá, PR), Irene G. Seehagen (Apucarana, PR), Cirema do Carmo Corrêa (Maringá, PR). Além de Péricles Costa, João Leonardo, Maria de Lourdes Oliveira Santos, Dari Pereira, Altamiro Avelino da Silva, Francisca de Araújo, Antônio Amado de Paula, Wandinelma Santos e José Manoel Martin Hernandes Filho.

Acervo pessoal de J. C. Cecilio