"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Memória: A velha Avenida Brasil

Av. Brasil (1952~1954)

Av. Brasil (1957~1959)
Av. Brasil (1965~1967)
A  mais antiga e importante avenda de Maringá

Imagem 1 -  Fotografia bem divulgada - Av. Brasil na primeira metade da década de 1950, aqui a avenida ainda sem pavimento e que contava com um trânsito razoável de ônibus e caminhões (aparece um ônibus da então "Empresa Rodoviária Garcia & Garcia" e um caminhão Ford 1951). Foto captada próxima à esquina da Av. São Paulo, sentido centro. Destaca-se o edifício onde se pode ler "O Rei do Pano" e mais ao fundo o tradicional prédio da Casa Ando. (Foto sem créditos, pertencente ao acervo da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá - PMM).
Imagem 2 - Av. Brasil ainda calçada com paralelepípedos onde em primeiro plano está o imponente edifício do Banco do Estado do Paraná S.A., esquina com a Av. Getúlio Vargas. Ao centro, numa ilhota, o "obelisco"  com relógio, construído pela administração do prefeito Américo Dias Ferraz, repleto de propaganda comercial. (Foto postal , sem créditos, adquirida no Rio de Janeiro - acervo pessoal de J.C. Cecilio).

Imagem 3 - Av. Brasil, agora bem arborizada e sinalizada. Em destaque o prédio do Banco Noroeste de São Paulo S.A. (atual Santander) na esquina com a Av. Duque de Caxias. Fotografia que ilustra a Coleção de Monografias do IBGE número 360 (um livreto de 20 páginas impresso em 1967). Nota: As informações deste trabalho forma em sua maioria, compiladas e fornecidas pelo Agente Municipal de Estatística de Maringá, em 1965 por JOÂO LEANDRO CORRÊA. (Fotografia sem créditos - acervo pessoal de J.C. Cecilio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário