"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Memória: Biblioteca Pública Municipal de Maringá

A Biblioteca Pública de Maringá foi criada através da lei nº 48/57, e instalada em 7 de setembro de 1963, na Av. Duque de Caxias esquina com a Av. 15 de Novembro, com registro no INL nº 9613.
Na imagem acima, de 1968, vemos o recinto de leitura, repleto de estudantes. Somente em 30 de novembro de 1975, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Prof. "Bento Munhoz da Rocha Netto", com dois pavimentos, juntamente com o anfiteatro na Av. XV de Novembro, tendo ampliação de um andar em 1986. 

Foto: (provável autor: Milton Cavalcanti, Moracy Jacques ou Teofanes Nohama) -  Maringá: Os Alicerces do Futuro - Revista especial da gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho, 1968.    (Editada pela Revista NP)                        (acervo pessoal de J.C.Cecilio)
Fonte: venus.maringa.pr.gov.br

2 comentários:

  1. Há tempos eu não via uma fotografia tão com jeito de pintura como esta aí. Parabéns ao(s) seu(s) autor(es), seja lá quem for(em). Bom gosto e faro histórico.

    ResponderExcluir
  2. Esse prédio por seu significado cultural e também pela beleza (ainda que em condições precárias) mereceria uma atenção da administração pública. Não creio que possa continuar como biblioteca municipal, porém, mereceria uma preservação e sua continuidade na paisagem de Maringá, poderia abrigar funções culturais também, de menor porte e com menos circulação de pessoas. Talvez um pequeno centro cultural. Mas, parece que estão esperando cair. Entra e sai administração e nada é feito.

    ResponderExcluir