"eu defenderei até a morte o novo por causa do antigo e até a vida o antigo por causa do novo.
O antigo que já foi novo é tão novo como o mais novo."
Augusto de Campos (Verso, reverso, controverso)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Maringá Velho em 3 Tempos

1947
1968
1970

Imagens tomadas de quase o mesmo ângulo mostra a Avenida Brasil  no bairro do Maringá Velho  em 1947, 1968  e 1970.
Em 1947, do lado esquerdo notamos o prédio em madeira do Cine Primor, que ficava ao lado da Casa Maringá (ambos estabelecimentos da família Jorge Abrão). Mais ao fundo uma construção em alvenaria onde estava instalado o Hotel Verdadeiro (de João Verdadeiro) e o Bar do Ponto, além de outras lojas, como a Casa São Jorge (de Nassib Haddad). Do lado direito,  ao fundo, estava a Rodoviária e o Hotel Maringá (de José Ignácio da Silva). 

As duas últimas fotos foram feitas a partir de uma das janelas do Hotel NSra. de Fátima (atualmente Hotel Fátima), todas voltadas para o sentido do "Fim da Picada". Em primeiro plano, do lado esquerdo, a Farmácia Santa Márcia (de Nelson Abrão), o Bazar São Geraldo (de José Geraldino Cecilio) e a Casa da Lavoura (de Braz José Jorge). Do lado direito notamos uma placa da Sapataria 3 Irmãos (da família Scramin) e o prédio mais alto e destacado ficava a Panificadora Nakai.

Fotos: 1947 e 1970:  Museu da Bacia do Paraná  (sem créditos do autor) 
1968: extraída de "Maringá: Os Alicerces do Futuro" -  Revista especial da gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho, 1968 - Editora Revista. NP.  (provável autor: Milton Cavalcanti, Moracy Jacques ou Teofanes Nohama)
(acervo pessoal de J. C. Cecilio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário